top of page

A importância e o preço da iluminação pública

Muito pouco se pensa acerca da importância que a iluminação pública tem na vida de cada indivíduo. É como se, por ter se tornado parte da rotina, não lhe seja dado o devido crédito..

 

Segundo a Resolução Normativa nº 414 da ANEEL, a Iluminação pública é definida como um serviço público que tem por objetivo prover de claridade os logradouros públicos, de forma periódica, contínua ou eventual. Ela desempenha diversos papéis na vida de uma cidade, dos quais se destacam:

 

  • Prevenção do crime: por meio dela, é possível identificar e inibir prováveis ações criminosas, aumentando a segurança dos moradores;

  • Redução de acidentes de trânsito: com vias bem iluminadas, os motoristas evitam o choque com prováveis obstáculos. Além disso, pode-se também evitar o ofuscamento da visão causada por faróis na via oposta.

  • Aumento da qualidade de vida: com espaços bem iluminados, os moradores podem desfrutar melhor dos espaços públicos como praças, parques, entre outros.

 

Todavia, o tamanho do sistema tem um preço. No Estado de São Paulo, em 2011, o consumo de energia  para a iluminação pública correspondeu a 2,3% do consumo total do estado, superando o gasto com as categorias de uso do poder público, rural e de uso próprio. Demonstra-se, assim, que aliviar os gastos com esse sistema seria de grande valia para o consumidor. O estudo dessa possibilidade consiste o foco principal desse projeto.

bottom of page