top of page

O circuito do poste solar off-grid consistirá em um painel fotovoltaico, um controlador de carga, bateria, lâmpada e sistema de segurança (fora o sistema smart-grid).

Primeiro o painel gerará energia para o controlador, que fará o controle de envio dessa energia para a carga (lâmpada) e para as baterias, e da bateria para a carga. Lembrando e todos devem estar conectados no mesmo neutro (lâmpada, bateria e painel).

Devido a cada poste ter sua própria bateria, o custo do mesmo ficará maior do que se fosse on-grid (custo de instação). Esse sistema possui menos confiabilidade do que os on-grid (pois não possuem a mesa estabilidade energética, por isso mesmo são menos eficientes), além de menor vida útil devido as baterias.

Existe a dificuldade também de locação das baterias, pois essas não podem ficar expostas ao ambiente, e caso fiquem internas ao poste, dificultará a manutenção (já existem alguns postes com essas baterias  “aéreas” ou sob a base do poste)

A placa solar também será de difícil manutenção por estar em cima do poste, o que dificulta também sua limpeza.

Apesar de possuir menor eficiência energética, esse ganho é quase que desprezível devido a baixa potência das lâmpadas (alguns postes prontos as lâmpadas de LED variam de 24W ate 150W a uma altura de 5m a 8m).

Não é preciso o uso de muita fiação elétrica justamente por não estar conectado à rede.

Pesquisa sobre o sistema off-grid
bottom of page